06 de MARÇO de 2017 | Fonte: Assessoria Imprensa Câmara

Vereadores fiscalizam situação das Unidades de Saúde em Naviraí.

Comissão de Vereadores percorreu Unidades de Saúde - Foto Soares Filho

Em atendimento a uma recomendação do Ministério Público Estadual, como desdobramento de uma ação civil pública de 2014, que cobrava do município melhorias nas instalações das unidades de saúde, vereadores integrantes da comissão de saúde da Câmara e mais outros parlamentares concluíram nesta semana visita, com minuciosa fiscalização, em cada uma das 10 Unidades de Saúde da Família e os 2 Centros de Especialidade Médica existentes no município.

Os integrantes do legislativo quiseram conhecer de perto a situação dessas unidades, condições de trabalho das equipes e principalmente o mínimo de conforto aos pacientes que precisam desses locais diariamente. No inicio deste ano o presidente da Câmara recebeu oficio do MP, com recomendação para que os integrantes da casa fiscalizassem se o município efetuou as melhorias solicitadas.

A comissão de saúde é presidida pela Vereadora Cris Gradella (PR), tendo como membros Junior do PT e Lourdes Elerbrock (PV). Mas toda as visitas foram acompanhadas pelos vereadores Ederson Dutra (PSOL) Bugão Construtor (PSOL), Fabiano Taquara (PROS) e Fi da Paiol (PMDB). Em nome da casa, eles fizeram questão de visitar cada unidade, conhecer os problemas e falar tanto com funcionários como pacientes que utilizam os serviços.

De acordo com a presidente da comissão Cris Gradella, ainda existem muitas melhorias que precisam ser feitas. Problemas que vão desde janelas com vidros quebrados, cobertura de prédios que, em período de chuva ocasionam goteiras e danificam produtos e equipamentos, falta de ar condicionado, vazamento de encanamento, matagal tomando conta de pátio e algumas outras notificações, que serão objetos de um relatório que está sendo preparado pelos vereadores. “Em algumas locais providências já foram tomadas, mas outros permanecem com problemas” diz a vereadora. 


SÃO PEDRO
De todas as unidades visitadas a única que não tem condições de funcionamento é a São Pedro, localizada na Rua Mathias de Albuquerque. No local a constatação é de toda precariedade. Com os pacientes misturados em um único espaço, com sala de vacina, atendimento em geral e armazenamento de material. “Isso aqui é um descaso total com a população” disse o vereador Neninha, que cobrou uma visita do Gerente de Saúde no local para ver a situação. A mesma opinião foi manifestada pelo Vereador Junior do PT e Fabiano Taquara. 
“A equipe é muito guerreira, trabalha com toda essa dificuldade”, ressaltou a vereadora Cris Gradella, citando como exemplo a sala de vacina que tem infiltração e as paredes estão com mofo.
Encerrada a vistoria os vereadores devem finalizar um relatório que será encaminhado a Prefeitura, através da Gerência de Saúde para providencias. Além da parte física, também solicitarão empenho para que os medicamentos, constantes da lista do SUS, estejam disponibilizados em sua maioria para atendimento da população.

 

 

Foto – 

 Legenda –