00 de 00 de 0000 | Fonte: Redação e Tanamidia

Assinado o termo de autorização para a Rádio Cultura AM migrar para FM

Eduardo Mendes - diretor da Rádio Cultura

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, autorizou na segunda-feira (24), em Campo Grande, durante, a permissão para rádios AM de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso migrarem para FM.

Um total de 24 emissoras de Mato Grosso do Sul foram atendidas entre elas a Radio Cultura de Naviraí, que em breve passará a ser operada na freqüência modulada – FM de 105,7.

Ao migrar a operação para a faixa FM, as rádios também podem ser sintonizadas em dispositivos móveis, como tablets e smartphones, o que garante a continuidade e a modernização do serviço.

Os termos que foram assinados na segunda-feira (24), são os aditivos de adaptação das outorgas, um dos últimos passos do processo de mudança. Depois disso, as rádios devem apresentar um projeto técnico de instalação da FM à Secretaria de Radiodifusão e solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a autorização de uso da freqüência. A partir da liberação, os veículos já podem começar a transmitir a programação na nova faixa.

“Hoje começa um novo macro da comunicação, onde as emissoras de AM estão migrando para o sistema FM” disse Eduardo Mendes que ao lado de seu esposa Glauce Medeiros  assinou a documentação para a transformação da emissão em FM.

A Rádio Cultura no estado tem uma história marcante especialmente no cone sul do estado. Pioneira do sul do Estado de Mato Grosso do Sul a Rádio Cultura de Naviraí foi implantada pelos senhores Ernesto Rui Nenê Dorneles, Antônio Augusto dos Santos (Virote) (In memorian), Ronald Almeida Cançado e Antônio Pacola também (In memorian)  e hoje segue sendo administrada com nova diretoria encabeçada pelo empresário Eduardo Mendes.

A Rádio teve as suas atividades radiofônicas iniciadas em maio de 1980 habilitada com a potência de 1.000 Wats, operando na freqüência de 1.550 KHZ, por se tratar de Naviraí uma cidade considerada área de faixa de fronteira, a emissora recebeu uma licença especial do Ministério das Comunicações ganhando uma nova freqüência e potência. A emissora passou a operar na freqüência de 690 Khz com um transmissor de 5.000 Wats.

Segundo Eduardo Mendes o processo da migração deve ser executado dentro de poucos dias e com certeza a Rádio Cultura passará a levar muito mais informações e entretenimento para seus ouvintes. “Muitas novidades estão por vim, assim que passarmos a operar na freqüência FM de 105,7”, finalizou Eduardo.

 

A Rádio Cultura de Naviraí está localizada na avenida Beverly Hills esquina coma rua Alamedas dos Curiós – Classe A.