31 de JULHO de 2017 | Fonte: Folha de Naviraí

Representante Maratonista de 72 anos representa Naviraí em Dourados

Esporte o ajudou a superar a depressão e hoje aos 72 anos participa de eventos em outras cidades levando o nome de Naviraí.
Maratonista naviraiense participa de meia maratona

Aos 72 anos de idade, o alagoano Paulo Francisco dos Santos (Paulinho Carpinteiro), que desde o início dos anos 70 reside em Naviraí, tem participado de vários eventos de atletismo representando o município. Neste domingo (30/07), ele participou da “III Maratona dos Loucos Por Maratonas”, que foi realizada em Dourados-MS.

No podium após participar da meia maratona em Dourados (Foto: Divulgação)

O trajeto percorrido pelo maratonista foi de 21 quilômetros (meia maratona), sendo essa a sexta competição em que ele participou somente neste ano de 2017.

 

- Neste mês de julho participei de três eventos, sendo um em Ponta Porã e outros dois em Dourados. Comecei a praticar o atletismo há dois anos e o esporte tem sido muito bom. Tanto para o lado físico, quanto para o psicológico – explica.

Com uma das netas e a filha Valcinéia, que também é adepta ao atletismo, em Dourados (Foto: Divulgação)

Aposentado do ramo da construção civil, Paulinho Pintor explica que começou a praticar o atletismo quando foi diagnosticado com depressão e hoje não consegue imaginar sua vida sem o esporte.

 

Uma das filhas [Valcinéia Benichio dos Santos] já participava de maratonas e trajetos menores e foi a principal incentivadora para que Paulinho Carpinteiro iniciasse no atletimo. E isso mudou sua vida para melhor.

Com a filha Valcinéia, sua grande incentivadora, no final da prova em Dourados (Foto: Divulgação)

- Cheguei a pensar em me jogar debaixo de carro, mas com o incentivo de minha filha Valcinéia comecei a correr, depois ir para as provas e hoje, graças a Deus, minha saúde física está cada dia melhor. Se soubesse que o esporte era tão bom, teria começado bem antes, mas antes tarde do que nunca – afirma o maratonista da terceira idade.

 

Treinando de três a quatro dias na semana, Paulinho Carpinteiro se prepara para novos eventos. Enquanto isso, vai mantendo a forma física em dia.

Em Ponta Porã com o prefeito Helio Pellufo e outras autoridades no final da prova (Foto: Divulgação)

- Dia sim, dia não, estou sempre correndo e treinando. Gostaria de agradecer aos meus apoiadores: Paulo Schmitz (Schmitz Embalagens), Wagner Aranha, Gaby Calçados, o advogado Dr. Ricardinho, Bugão Construtor, Marcelo da Pantanal Materiais de Cosntrução, Eliel da Origi Calhas, Cambaru, Arthur Fabreti e a Gerência de Esportes da Prefeitura de Naviraí, que tem me apoiado e feito com que eu possa participar dos eventos. E a família, que tem sido o esteio da minha vida – finaliza Paulo Francisco dos Santos, o Paulinho Carpinteiro.

Paulinho Pintor, concluindo o trajeto da meia maratona em Dourados (Foto: Divulgação)