31 de JULHO de 2017 | Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura

ENCEJA será aplicado em Naviraí

Professora Fátima Liuti - Gerente de Educação de Naviraí

O Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) será aplicado em 21 municípios de Mato Grosso do Sul. As provas serão no dia 08 de outubro e as inscrições podem ser feitas entre os dias 07 e 18 de agosto no portal do Inepe (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

 

No país a prova será realizada em 546 municípios de todos os estados. As cidades teriam sido escolhidas, de acordo com a Agência Brasil, em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação que informaram a demanda para a realização do exame e Naviraí foi incluída no programa juntamente com mais 21 municípios Sul-Matogrossenses.

 

O exame é para estudantes residentes no Brasil que desejam obter a certificação dos ensinos, fundamental ou médio. Até 2016, estudantes maiores de 18 anos poderiam utilizar a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para conseguir o diploma do ensino médio. Essa certificação a partir de 2017 será feita exclusivamente pelo Encceja, que é aplicado tanto no país quanto no exterior para a certificação de conclusão do ensino fundamental.

 

Ainda de acordo com a Agência Brasil, o Enceja pode ser feito por pessoas com pelo menos 15 anos, no caso da certificação do ensino fundamental, e 18 anos, para a certificação do ensino médio. O exame tem quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha, além de uma redação. Para fazer inscrição, é preciso ter os números do CPF e do documento de identidade.

 

Além do Enceja Nacional também será realizado neste ano, em datas diferentes, para residentes no exterior, adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.

 

Gerente de Educação do município de Naviraí professora Fátima Liuti reforça que toda a sua equipe está a disposição dos interessados para que possam obter mais informações a respeito do assunto, na própria gerência localizada na Av. Amélia Fukuda, Centro da cidade.