04 de AGOSTO de 2017 | Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Naviraí

Projeto "Cuidar de Quem Educa" foi lançado em Naviraí

Lançado na Escola Odercio o Projeto Cuidar de quem educa

Foi lançado nesta quarta-feira (02), às 17.30 horas na Escola Municipal Odercio Nunes de Matos, a aula inaugural do Projeto "Cuidar de Quem Educa", coordenado pelo professor Sergio Jacomeli, do Núcleo de Esporte Escolar, em parceria com Gerência de Saúde e Educação. Estiveram presentes na cerimonia de lançamento, a psicóloga Luciana Velasquez a diretora da Escola Odercio professora Ivanete Marques Mendonça o Gerente de Saúde Edvan Thiago a professora do projeto nas aulas de educação física, Adriana e a Gerente de Educação Fátima Liuti.

 

O referido projeto é destinado ao Corpo Docente, Administrativo e servidores, em virtude de que as estatísticas comprovam que a angústia, a falta de paciência e o estado de ansiedade são claros sinais de que a pessoa está com a afetividade comprometida e reflete muito na educação.

 

Educar é assumir um processo de ensinar e aprender, é promover conhecimento, responsabilidade social, integração social. O compromisso social do professor está diretamente interligado nas relações humanas e sociais, o professor tem influência não só sobre seus alunos, mas num contexto que vai além da sala de aula.

 

Segundo a psicóloga Luciana Velasquez do Caps, ter saúde mental para realização de seu trabalho de forma eficaz é extremamente importante para que essa relação flua de maneira positiva e num contexto saudável para os envolvidos. Dessa maneira, desenvolver um trabalho nos dias atuais com a temática relacionada à interação entre corpo e mente dos professores no âmbito escolar, pode ser uma contribuição de extrema importância para trazer à tona a necessidade de ser discutida no meio escolar a importância da saúde mental desses profissionais.

 

A Metodologia aplicada foi a de reunir professores e estagiários da educação escolar da Escola Municipal Odércio Nunes de Matos, nas reuniões com psicóloga e atividades físicas. Demais funcionários participam apenas das atividades físicas.

 

Foram realizados 04 workshops introdutórios relacionados ao tema do projeto (Saúde Mental) com os professores e estagiários da educação escolar e foram disponibilizados diferentes dias para a participação de forma que o profissional pudesse participar de acordo com seus horários.