13 de SETEMBRO de 2017 | Fonte: Assessoria

Sicredi está entre as “Melhores Empresas para Começar a Carreira”

Instituição financeira cooperativa participou do ranking, pela primeira vez, e figura no 22º lugar da pesquisa realizada pela revista VOCÊ S/A, que elege as 45 melhores empresas para começar a carreira no Brasil

O Sicredi – instituição financeira cooperativa com mais de 3,6 milhões de associados e atuação em 21 estados brasileiros –  participou do ranking, pela primeira vez, e foi classificado entre as 45 “Melhores Empresas para Começar a Carreira”. A pesquisa realizada pela revista VOCÊ S/A, em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), contempla as companhias que oferecem os melhores programas para quem está começando no mercado de trabalho.

A instituição financeira cooperativa, que emprega atualmente mais de 22 mil colaboradores, figurou no 22º lugar do ranking, com Índice de Felicidade no Trabalho do Jovem (IFT) de 78,9. No Índice de Qualidade de Ambiente de Trabalho para o Jovem (IQAT), baseado no questionário de satisfação preenchido por jovens colaboradores e estagiários entre 18 e 26 anos de idade, a nota do Sicredi foi 89,1.

Os índices levam em conta os seguintes indicadores determinados pela pesquisa: Gestão Estratégica e Objetivos, Liderança, Reconhecimento e Recompensa, Carreira, Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa, Comunicação Interna, Participação e Autonomia, Relações Interpessoais, Processos e Organização, Saúde, Segurança e QVT, Sustentabilidade e Diversidade e Employer Branding.

O guia “As Melhores Empresas para Começar a Carreira” da VOCÊ S/A está na sua sétima edição e contou com a participação de 248 companhias. Em todas elas, as equipes de jornalismo da revista entrevistaram pessoalmente os jovens funcionários para avaliar a satisfação deles com seus empregos e, assim, desenvolver a pesquisa.

Em Mato Grosso do Sul, o Sicredi tem colaboradores que endossam esse resultado. Um deles é o Giorgio Martins Bonato, que está há 16 anos na Sicredi Centro-Sul MS, em Dourados. “Comecei como estagiário, passei por quase todas as funções e hoje sou diretor executivo. O Sicredi investe e acredita nas pessoas, além de oferecer oportunidade de crescimento”, declara.

Luiz Carlos da Silva, que ingressou no Sicredi em 1987 no Rio Grande do Sul, depois passou por Santa Catarina, Mato Grosso e hoje está em São Gabriel do Oeste, na Sicredi Celeiro, explica que o que sempre o motivou nesses 30 anos, é a forma que o Sicredi trabalha. “O relacionamento com a associado e com a comunidade é o diferencial do Sicredi e tenho orgulho de fazer parte disso”.

“O Sicredi compreende o colaborador tanto pessoalmente como profissionalmente”, é o que declara Suzane Limberger, assessora de Gestão de Pessoas da Sicredi Pantanal MS em Maracaju. Ela, que está há 10 anos no sistema, começou como estagiária e hoje ocupa um cargo que gere os colaboradores da cooperativa. Suzane ainda enfatiza que o Sicredi oportuniza crescimento e investe nas pessoas.

Outro estagiário que hoje tem cargo de liderança é o Ivanilton Theodorico Vieira, que há 11 anos iniciou sua carreira na Sicredi Campo Grande e hoje é gerente de agência. “Não me imagino em outra empresa, o Sicredi valoriza as pessoas e dá oportunidades para quem se esforça e se dedica”, declara o gerente.

Alex de Souza Ferreira ultrapassou as fronteiras do Mato Grosso do Sul, após 15 anos começar como operador de caixa, hoje ele é Gerente Regional de Desenvolvimento da Sicredi União MS/TO e trabalha em Palmas. “Os valores do Sicredi são exercidos na prática e os colaboradores acabam incorporando, a valorização das pessoas é um deles. 80% das capacitações que realizei nesse período foram investimento da empresa”, declara Alex.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,6 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 21 estados*, com mais de 1.500 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.