14 de SETEMBRO de 2017 | Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura

Portadores de necessidades especiais que estavam na fila do SUS recebem atendimento

Foto Divulgação

A Rede de Cuidados de Pessoas com Deficiência do Estado em parceria com o Centro de Reabilitação/APAE de Campo Grande está em Naviraí com a Oficina Ortopédica Itinerante para atender pessoas com alguma limitação física temporária ou permanente, em especial deficientes físicos que necessitam atenção de medidas de órteses, próteses e cadeiras de rodas e estão aguardando os procedimentos na fila do SUS.

 

A finalidade é garantir o acesso ao direito com mais agilidade e conforto aos pacientes de Naviraí e microregião (Itaquiraí, Juti, Eldorado, Mundo Novo, Iguatemi e Japorã), haja vista que necessitam percorrer grandes distâncias indo a Campo Grande no CER/APAE.

 

Segundo Andrelise Ticiene, Assistente Social da Gerência Municipal de Saúde, trata-se de um Projeto Piloto, tendo sido implantado na Capital do Estado e agora se desloca para o interior, Ponta Porã já recebeu esse atendimento  e em Naviraí o projeto está sendo desenvolvido na Estratégia Saúde da Família (ESF) no bairro Boa Vista nos dias 13, 14 e 15, oferecendo 48 vagas disponíveis.

 

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, com este projeto promove a ampliação e articulação de pontos de atenção à saúde para pessoas com deficiências temporárias ou permanentes, nas formas progressivas, regressivas ou estáveis, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS/MS.

 

As equipes são formadas por profissionais como médicos, fisioterapeutas, Psicólogos, Assistentes Sociais, e Enfermeiros, que fazem o trabalho de avaliação de cada caso e também o planejamento de reabilitação, concluiu a Assistente Social Andrelise.

 

Segundo o Gerente de Saúde do município de Naviraí Edvan Barros essa ação com certeza vem de encontro com o anseio daqueles que realmente precisam do atendimento e que agora recebem o mesmo, evitando maiores transtornos de locomoção.