19 de SETEMBRO de 2017 | Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura

Criança Feliz: um programa interessante!

Equipe Criança Feliz

Um programa bastante interessante, que está sendo desenvolvido pelo município de Naviraí em parceria com o Governo Federal é o Criança Feliz, com acompanhamento para famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, que possuem bebês ou crianças de até 3 aos de idade, através de assistentes sociais que darão orientações de como criar as crianças em melhores condições, promovendo um desenvolvimento mais saudável da sociedade.

Dessa forma, o Governo Federal planeja ajudar milhões de famílias com crianças de zero a seis anos, fazendo com que essas crianças tenham um desenvolvimento integral das suas vidas, principalmente relacionado a alimentação.

O que é o programa Criança Feliz

Esse projeto é um programa que incentiva as famílias a cuidarem melhor das suas crianças, isso acontece através de visitas promovidas por assistentes sociais, orientando essas famílias de como o tratamento deve ser feito, de como a amamentação deve acontecer e também de algumas dicas de nutrição infantil.

Tudo isso é importante para garantir que essas crianças tenham um crescimento mais adequado, fazendo com que o desenvolvimento infantil seja de melhor qualidade. Isso é fundamental para garantir com que o país se desenvolva com mais qualidade, já que crianças bem alimentadas, nutridas e também aconselhadas, tem uma perspectiva de vida melhor.

Além de tudo isso, essas assistentes sociais também promovem o acompanhamento das vacinas das crianças, assim, caso a família não esteja acompanhando o ciclo básico do SUS, as orientadoras dão dicas e falam da importância de manter essas proteções em dia.

Pois, muitas vezes, com o pai e a mãe tendo que trabalhar fora, essas crianças ficam sem uma orientação adequada, assim, o programa surge para preencher esse vácuo, o qual, tem uma importância enorme no desenvolvimento dessas famílias.

Por fim, esse programa serve como amparo para as próprias famílias, que não sabem o que fazer para garantir uma educação melhor para os seus filhos e um desenvolvimento adequado.

Quais são os objetivos    

O objetivo principal desse programa é conseguir promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância. Isso é possível com visitas periódicas dos profissionais de saúde e da vara da infância na casa dessa população mais carente.

Em Naviraí num levantamento inicial, 373 crianças foram efetuadas 273 visitas domiciliares, 39 cumprem tempo integral em creches do município, 110 já fizeram adesão ao programa e 130 ainda não foram localizadas.

E, entre os 373: 20 mudaram do município, 36 não recebem mais o Programa Bolsa Família, 32 crianças já atingiram a idade e 06 foram excluídas do Cadastro Único. Essas visitas foram realizadas no período de 08/08 a 05/09.2017, sob a Coordenação de Débora Canzian Volpini; Supervisão: Andrelise Oliveira dos Reis; Comitê Gestor do Programa Criança Feliz no Município: - Marli dos Santos de Oliveira-GEMED, A         Maria Cecília Fogo - Saúde e Ana Maria Coelho Fontes - Assistente Social e Visitadoras: Viviane da Silva, Hânia Miranda e Jéssica Rodrigues de Souza.

Com esse programa federal o prefeito José Izauri de Macedo juntamente com a gerente de Assistência Social Telma Minari espera reverter um pouco o quadro bastante delicado que a situação da infância vem sendo tratada no Brasil. “Se cada município contribuir fazendo a sua parte, com certeza teremos um país mais humano e fraterno”, finalizou o chefe do executivo naviraiense.