26 de SETEMBRO de 2017 | Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura

Serviço de Inspeção Municipal realiza tarde de capacitação

Capacitação foi para os trabalhadores que manipulam alimento do assentamento Juncal.

Foi realizada na última quinta-feira (21) pela Gerência de Desenvolvimento Econômico e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), através da Médica Veterinária do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) Ana Paula Catalano Neto e do Técnico de Segurança do Trabalho Jhonatan Manoel da Silva Araújo uma tarde de capacitação aos trabalhadores que manipulam alimento do assentamento Juncal.

A capacitação, destinada aos manipuladores de alimento que trabalham na produção de frango caipira, leite, doces e pães, aconteceu na Escola Municipal Candido de Marco no Assentamento Juncal, Zona Rural do Município. Foram abordados os temas: Boas Práticas de Fabricação (BPF), Inspeção Sanitária de Aves e Fundamentos da Saúde e Segurança do Trabalho.

Ana Paula destaca que já é a quarta vez que realiza este evento, e que este é requisito obrigatório para qualquer manipulador de alimento passar por essa capacitação, esteja seu estabelecimento registrado no SIM ou na Vigilância Sanitária e que tem o hábito de fazer este tipo de trabalho, para aproximar mais o órgão fiscalizador do empresário ou neste caso do agricultor familiar. Os participantes foram capacitados sobre higiene do manipulador, do estabelecimento e dos equipamentos, quais os principais tipos de perigos que ocorrem nos alimentos e quais medidas devem ser tomados para evitá-los, da inspeção sanitária de aves, suas principais condenações e destino adequado a fim de evitar a contaminação do consumidor final, entre outros assuntos abordados.

Segundo Jhonatan o principal objetivo do treinamento foi ressaltar que a implantação de uma politica de Segurança do Trabalho possibilita a realização de um trabalho seguro, livre de riscos de acidentes e doenças ocupacionais. Uma vez que, em um ambiente mais organizado, haverá um aumento da produção, já que o ambiente torna-se mais agradável e seguro. Deste modo, os colaboradores produzirão mais e com melhor qualidade.

Ana Paula ressalta ainda que os interessados em realizar este tipo de treinamento podem a procurar na Gerência de Desenvolvimento Econômico localizada na Avenida Campo Grande, 661-A, Centro, para se inscrever.