17 de NOVEMBRO de 2017 | Fonte: Assessoria de Comunicação Social CPA-1/12º BPM.

Polícia Militar de Naviraí realiza blitz educativa

Blitz educativa

Naviraí (MS) – Foi realizada na manhã desta sexta-feira (17), das 09h00min às 11h0min, pelo 2º GPM de Trânsito em parceria com o Núcleo Municipal de Trânsito de Naviraí e acadêmicos de Pedagogia da Universidade Anhanguera, blitz educativa de trânsito, com entrega de panfletos, nas principais avenidas da cidade.

Um dos objetivos da blitz é a conscientização da comunidade Naviraiense sobre atitudes de respeito, precaução e responsabilidade no trânsito, bem como a utilização da faixa de pedestre e do cinto de segurança.

Foram feitas, aproximadamente, 1400 (mil e quatrocentas) abordagens e distribuídos aos pedestres, condutores, motociclistas e ciclistas folhetos informativos com orientações sobre o uso da faixa de pedestre.

Deve-se salientar que a função da faixa de pedestres é garantir a segurança durante a travessia de rua, porém o pedestre deve ter atenção e sinalizar a intenção de atravessar, dessa maneira, o motorista deverá parar assim que visualizar o pedestre. Ademais, e os ciclistas devem descer da bicicleta para atravessar a faixa.
Quanto ao cinto de segurança devemos lembrar que é o meio mais eficaz que se dispõem para reduzir o risco de ferimentos graves e mortes em acidentes de trânsito. Para a segurança do motorista e dos demais ocupantes do veículo o cinto de segurança deve sempre ser usado quando o veículo estiver em movimento.

• Algumas das atitudes que ajudam a evitar acidentes no trânsito são:

Não dirigir alcoolizado;
Não usar o celular enquanto dirige ou atravessa as ruas;
Não ultrapassar o limite de velocidade;
Usar sempre o cinto de segurança;
Atravessar a rua nas faixas de pedestres;
Conhecer e respeitas todos os sinais e leis de trânsito.