22 de NOVEMBRO de 2017 | Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura

Naviraí realiza oficina sobre Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil

Oficina tratou sobre Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil

Está acontecendo nesta quarta-feira (22), no anfiteatro da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, numa iniciativa da Gerência Municipal de Assistência Social, uma oficina ministrada por Maria Izabel da Silva, da Del Consultoria, sobre prevenção e erradicação do trabalho infantil.

A oficina envolve as áreas da saúde, educação e assistência social, do Conselho Tutelar, do Poder Judiciário, da Promotoria Pública e de representantes dos municípios do Cone Sul de Itaquiraí, Eldorado e Iguatemi para debaterem como erradicar o trabalho infantil não só no município bem como no país, uma vez que essa é uma das metas assumidas pelo Brasil nos objetivos do desenvolvimento sustentável.

Entre os vários diálogos a serem tratados com os participantes, a consultora esclareceu que o adolescente pode trabalhar a partir dos 14 anos de forma protegida e também sobre as consequências do trabalho infantil na saúde da criança, bem como para a sua educação.

Ao longo da oficina serão apresentados de números à nível de Brasil, de Estados e de Naviraí bem como orientação das equipes de trabalho de como deve ser a sua atuação no enfrentamento do trabalho infantil. Entende a consultora de que a Educação Integral deve ser o carro chefe como uma das soluções para esse enfrentamento do trabalho infantil porque ela vai prevenir o ingresso dessas crianças no trabalho precoce.

“A ideia é fortalecer parcerias institucionais e com organizações da nossa sociedade civil que possibilitem a realização de ações conjuntas para a prevenção e erradicação do trabalho infantil”, explicou Maria Izabel destacando que a sua intenção é voltar brevemente à Naviraí para comemorar, juntamente com o gestor municipal e a sociedade civil organizada o resultado positivo dessa erradicação.

 

Foto: Assessoria