30 de NOVEMBRO de 2017 | Fonte: Sindivarejo

Sindicatos em Naviraí discutem sobre a Reforma Trabalhista

Representantes sindicais discutiram sobre a reforma Trabalhista

A reforma trabalhista, que entrou em vigor no dia 11 de novembro, foi tema da palestra promovida pelo Sindicato do Comércio Varejista de Naviraí(Sindivarejo) em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Naviraí (Acen) e o SENAC.

 A proposta foi apresentada aos empresários no sentido de melhor esclarecer as estratégias e novidades que surgiram a partir da reforma trabalhista e como elas poderão ser empregadas para melhorar a gestão de pessoas.

 O evento ocorreu às 19:30 horas do dia 29 de novembro de 2017, no auditório da ACEN, e contou com um grande número de empresários do comércio de Navirai.

 A palestra foi ministrada pelo professor universitário e advogado do escritório RZA, Dr. José Carlos Parpinelli Júnior, que atua como advogado trabalhista .

 Especialista na área, Parpinelli Júnior  detalhou as principais alterações que ocorreram no direito do trabalho, no processo judicial do trabalho e nas relações sindicais a partir de exemplos práticos e reais de situações presentes nas relações trabalhistas entre patrão e empregado.

 Entre as principais mudanças abordadas na palestra estão:

  • - jornada de trabalho; o parcelamento de férias, que passa a ser dividida em três vezes;
  • - contribuição sindical, que se tornou opcional por parte do trabalhador;
  • - jornada de trabalho 12 x 36, que passará a ser pactuada mediante acordo individual ou coletivo;
  • - trabalho Intermitente, em que o empregado poderá ser contratado para trabalhar por períodos (de forma não contínua), recebendo pelas horas, dias ou mês trabalhados;
  • - tele trabalho, de modo que os empregados passam a ser excluídos do regime de controle de jornada, desde que tal condição esteja devidamente prevista em contrato de trabalho;
  • - fim das horas in itinere (tempo de deslocamento de casa para o trabalho e vice versa), entre tantos outros.