Programa Terra boa e plantio de milho em SC estão no Cooperativismo em Notícia deste sábado

O lançamento do programa Terra Boa, as perspectivas para o plantio de milho e a família Kunkel no quadro Gente que faz o Agronegócio são os destaques da semana do programa Cooperativismo em Notícia.

Por Expressão Naviraí em 14/06/2024 às 18:36:25

O lançamento do programa Terra Boa, as perspectivas para o plantio de milho e a família Kunkel no quadro Gente que faz o Agronegócio são os destaques da semana do programa Cooperativismo em Notícia.

Terra Boa

No sul de Santa Catarina, ocorreu o lançamento do programa Terra Boa. O evento aconteceu no município de Jacinto Machado, a terra da Cooperja. O objetivo é incentivar o produtor a usar as tecnologias do programa, com foco no aumento da produção e da produtividade.

Consolidado como programa de estado, o Terra Boa já passou por muitos desafios. E ainda passa, principalmente quando o assunto é o dinheiro que precisa ser investido. Mas o bom senso sempre prevaleceu. Neste ano, serão perto de R$ 110 milhões para adquirir 170 mil sacas de milho, 400 mil toneladas de calcário, 4 mil kits forrageiros, 1,2 mil cotas de kit apicultura, 13 mil abelhas-rainhas e a liberação de insumos para 7 mil hectares de cereais de inverno.

Nesta temporada, perto de 65 mil agricultores serão beneficiados.

Plantio de milho

As tecnologias empregadas na produção de milho em Santa Catarina, via programa Terra Boa, são fundamentais para não deixar a cultura se esfacelar. Todo ano, quando inicia o planejamento de safra, uma série de obstáculos se colocam pelo caminho. Nesta temporada, por exemplo, está o La Ninã.

No meio-oeste do estado, onde fica Campos Novos, tem produtor revisando, para baixo, o volume de hectares plantados. Com o clima incerto, os custos elevados, com os valores pagos pelo mercado cada vez menores, o cenário quase desenhado para a safra de milho verão não é nada animador.

Um exemplo disso é o de João Alexandre Di Domênico. Ele, que habitualmente planta perto de 350 hectares de milho, deve reduzir em 100 hectares.

Gente que Faz

Nesta semana, vamos até o município de Rio Negrinho, no planalto norte catarinense, para contar a história da família Kunkel. A propriedade que tem mais de cem anos de existência começou com dona Francisca e seu Rodolfo. Depois seguiu com dona Maria e seu Luiz, e agora a missão cabe a André e Regiane.

Nessas décadas todas, a sucessão rural aconteceu de forma super tranquila. Antes eles plantavam só grãos, basicamente soja. Agora entraram em cena as vacas de leite. Um sonho de André Kunkel que virou realidade assim que assumiu a propriedade.

Há dois anos, eles entraram no programa do Senar chamado de assistência técnica emergencial. Sob os cuidados do médico-veterinário Sebastião, a propriedade foi ganhando novos status.

O programa Cooperativismo em Notícia é produzido pela equipe de comunicação da Fecoagro/SC e veiculado pelo Canal Rural aos sábados, às 8hs30, com reprises às terças-feiras, às 13h30.

Cooperativismo em Notícia
Foto: divulgação

Fonte: Canal RURAL

Comunicar erro

Comentários