Primeira onda de frio do inverno vem aí; saiba onde e quando

A forte frente fria que avança pelo Brasil no próximo fim de semana vai provocar uma queda brusca nas temperaturas.

Por Expressão Naviraí em 26/06/2024 às 22:15:09

A forte frente fria que avança pelo Brasil no próximo fim de semana vai provocar uma queda brusca nas temperaturas. A região mais atingida será, principalmente, o Sul, com condições de geada ampla nos três estados.

Segundo a Climatempo, essa será a primeira queda significativa de temperatura com frio de inverno para valer, chegando a São Paulo e ao Rio de Janeiro, com chance de recordes de temperaturas mínimas para o período.

As temperaturas também vão diminuir em Mato Grosso do Sul e até mesmo em Mato Grosso. A região Norte poderá registrar friagem, em áreas de Rondônia e do Acre.


De acordo com a Climatempo, uma faixa do país pode ter uma queda de temperatura menos persistente, no período que vai até a próxima terça-feira (2), abrangendo áreas do Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (veja o mapa acima).

Ar frio polar favore ocorrência de geada

Nesta quinta-feira, a atuação de uma massa de ar frio polar favorece a queda de temperatura e a ocorrência de geada na região Sul. O destaque fica para o Rio Grande do Sul, onde os efeitos serão mais amplos e intensos, de acordo com avaliação da Climatempo.

A temperatura poderá ficar um pouco abaixo de 0 °C nas regiões mais elevadas, como as serras gaúcha e catarinense. Mas nas outras áreas onde se prevê a ocorrência de geada (veja imagem abaixo), o dia deve amanhecer com frio entre 0 °C e 5 °C.

Pode haver geada na Campanha Gaúcha, no planalto e região serrana do Rio Grande do Sul. Nas regiões de serra, do planalto sul e norte de Santa Catarina também deve gear nesta quinta. O Paraná será o menos afetado, mas, ainda assim, há previsão de geada no extremo sul do estado, na região do município de General Carneiro.

Geada pode ocorrer nas áreas mais claras assinaladas no mapa. Fonte: Climatempo


Fonte: Canal RURAL

Comunicar erro

Comentários