Exclusivo: China vai habilitar mais dois frigoríficos do Brasil a exportar aves

O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Roberto Perosa, anunciou a habilitação de dois novos frigoríficos brasileiros de aves para exportação para a China.

Por Expressão Naviraí em 27/06/2024 às 19:26:18

O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Roberto Perosa, anunciou a habilitação de dois novos frigoríficos brasileiros de aves para exportação para a China. Em entrevista exclusiva ao Canal Rural durante o Global Agribusiness Forum (Gaf), em São Paulo, Perosa destacou que a abertura desses mercados é um reflexo da retomada do diálogo internacional pelo governo brasileiro.

“Estamos num ótimo momento com o governo chinês. Tivemos a habilitação de mais de 40 plantas frigoríficas no último ano e agora, até o fim da semana ou começo da próxima, teremos a confirmação de duas novas plantas de aves habilitadas”, afirmou o secretário.

No ano passado, o Brasil alcançou um recorde na abertura de novos mercados, totalizando 78 novos destinos para produtos agropecuários. Neste ano, o país já contabiliza 71 novos mercados abertos até o meio do ano, com a expectativa de superar o recorde anterior até o fim de 2024.

A abertura de novos mercados internacionais é vista como uma forma de gerar divisas e renda para os produtores rurais brasileiros, melhorando a qualidade de vida no interior do país. “Estamos trabalhando para dar oportunidades aos produtores rurais, facilitando a exportação e a competitividade dos produtos brasileiros no mercado global”, destacou Perosa.

Plano Safra

Além das novidades sobre a exportação de aves, o secretário comentou o aguardado anúncio do Plano Safra, previsto para o dia 3 de julho. O secretário adiantou que o programa será focado na sustentabilidade e na ampliação das linhas de financiamento, incluindo a linha dolarizada para os agroexportadores e incentivos para a agricultura familiar.

“Estamos pensando o Plano Safra juntamente com diversos ministérios para entregar ao produtor brasileiro condições de produção equivalentes às dos melhores mercados do mundo”, disse o secretário.

Fonte: Canal RURAL

Comunicar erro

Comentários