Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

ECONOMIA

Em um ano, 70% das indústrias do país registraram ao menos um episódio de queda de energia, diz CNI

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria mostra que 51% dos executivos de indústrias brasileiras registraram mais de cinco falhas no fornecimento de energia ao longo de 1 ano.


Foto: G1 - Globo.com
Pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria mostra que 51% dos executivos de indústrias brasileiras registraram mais de cinco falhas no fornecimento de energia ao longo de 1 ano. 21% tiveram problemas mais de 10 vezes no período. Um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgado nesta segunda-feira (1º) mostra que 70% das indústrias brasileiras tiveram pelo menos um episódio de interrupção no fornecimento de energia em um ano. Dentre as indústrias que identificaram falta de energia, mais da metade (51%) registraram a interrupção pelo menos cinco vezes no período.

Nos últimos meses, tem causado preocupação no governo a qualidade do serviço prestado pelas empresas distribuidoras de energia elétrica. No início do mês, o Ministério de Minas e Energia anunciou a antecipação da renovação dos contratos. E, junto com a antecipação, regras mais rigorosas para punir as empresas ou até mesmo cancelar a concessão em caso de falha reiterada no serviço.

Um dos casos que mais causaram alerta no governo foi o da Enel, que fornece energia para São Paulo. Regiões da capital e do estado passaram por apagões entre o fim de 2023 e início de 2024.

A queixa da CNI sobre falta de energia é mais um capítulo nas falhas do mercado de energia.

Segundo a entidade, empresas da indústria registraram falta de energia no último ano na seguinte proporção:

21%: mais de 10 vezes

6%: entre 9 e 10 vezes

7%: entre 7 e 8 vezes

17%: entre 5 e 6 vezes

34%: Entre 2 e 4 vezes

9%: 1 vez

'Gato' corresponde a 17% da energia elétrica no Brasil

O estudo ouviu 1.002 executivos de pequenas, médias e grandes indústrias de todas as regiões o país entre os dias 30 de abril e 24 de maio de 2024.

Balanço divulgado pela Agência Nacional de Energia Elétrica em março mostra que, no ano passado, o consumidor brasileiro ficou 10,4 horas sem energia e teve cinco interrupções de fornecimento no ano em média. )

Para a CNI, é importante que existam regras e procedimentos que garantam o fornecimento de energia para o setor. O estudo ainda revela que 82% dos executivos consideram que a infraestrutura da rede elétrica brasileira precisa de investimentos para atender melhor à demanda industrial.

"O maior problema da queda de energia para a indústria é a paralisação da produção. A depender do tipo de empresa e da linha de produção, há perdas de matéria-prima, produtos e horas de trabalho. São prejuízos consideráveis, que acabam impactando em custos elevados para as indústrias", explica o gerente de Energia da CNI, Roberto Wagner Pereira.

Apesar das quedas de energia, a pesquisa indica que há uma percepção de que as indústrias têm gastado mais com a conta de luz. Para 53% das empresas, houve um aumento na conta de luz nos últimos 12 meses.

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!