Acordo de livre comércio entre Mercosul e Emirados Árabes avança

Nesta terça-feira (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou com o presidente da Bolívia, Luis Arce, em Santa Cruz de la Sierra.

Por Expressão Naviraí em 09/07/2024 às 19:40:29

Nesta terça-feira (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou com o presidente da Bolívia, Luis Arce, em Santa Cruz de la Sierra. Após a participação na Cúpula do Mercosul, onde a Bolívia formalizou sua adesão ao bloco, os presidentes discutiram temas como combate ao tráfico de pessoas, acesso a serviços de saúde para brasileiros na Bolívia e projetos de infraestrutura.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

Mercosul unido

Lula destacou a importância da integração regional: "A integração não é mais uma retórica de discurso em época eleitoral. A integração é uma necessidade de sobrevivência dos países da América do Sul, do Brasil e da Bolívia."

Ele enfatizou a necessidade de colaboração contínua: "Nós decidimos que vamos nos ligar, telefonar, uma vez a cada dois meses. Cada problema que os ministros tiverem na execução dos nossos programas, nós temos que saber imediatamente."

Negociações por livre comércio

Em Assunção, líderes do Mercosul e dos Emirados Árabes Unidos iniciaram negociações para um acordo de livre comércio. As negociações incluem temas como bens, serviços, regras de origem, e propriedade intelectual, visando eliminar tarifas alfandegárias e facilitar o fluxo de investimentos.

De janeiro a junho de 2024, as exportações brasileiras para os Emirados Árabes subiram 74% em comparação com o mesmo período de 2023. Segundo Tatiana Prazeres, da Secex/MDIC, "Um futuro acordo comercial deve aumentar o fluxo de comércio e investimentos, impulsionar o crescimento econômico e gerar empregos em ambas as economias."

Fonte: Canal RURAL

Comunicar erro

Comentários