Santa Catarina: governo e entidades se unem para auxiliar produtores rurais afetados pelas enchentes

O governo de Santa Catarina, em conjunto com entidades representativas do setor, se reuniu para discutir medidas emergenciais para auxiliar os produtores rurais afetados pelas enchentes que assolaram o estado.

Por Expressão Naviraí em 11/10/2023 às 18:15:25

O governo de Santa Catarina, em conjunto com entidades representativas do setor, se reuniu para discutir medidas emergenciais para auxiliar os produtores rurais afetados pelas enchentes que assolaram o estado.

O encontro, que aconteceu no início desta semana, teve como objetivo formar um comitê de crise para centralizar as informações e definir estratégias para atenuar os prejuízos enfrentados pelos agricultores.

O foco principal é a busca por soluções rápidas e efetivas para auxiliar na recuperação das áreas agrícolas e no restabelecimento da produção agropecuária animal e vegetal.

Entre as medidas discutidas estão a prorrogação dos financiamentos dos programas da Secretaria de Estado da Agricultura, a possibilidade de indenização pelo Fundo Estadual de Sanidade Animal (Fundesa) na perda dos animais e a orientação aos produtores sobre o procedimento para acessar os benefícios do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro).

A Cidasc também está disponibilizando equipes técnicas para auxiliar a Defesa Civil em ações emergenciais, como a retirada de animais em situação de perigo ou morte, o auxílio na dragagem e abertura de canais, e o transporte de donativos.

Recomendações da Defesa Civil

A Defesa Civil recomenda que, havendo sinais de deslizamentos, infiltrações, aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras em paredes, inclinação de tronco ou postes, a população deve abandonar imediatamente o local e acionar a Defesa Civil.

Em casos de emergência médica, a população deve ligar para o 192 e acionar o Samu e usar o 193 para chamar o Corpo de Bombeiros para resgates e salvamentos.

Chuvas em Santa Catarina

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, confirma que tempestades voltam a atingir a Região Sul, a partir desta quarta-feira (11). Alguns municípios podem ter volumes de chuva em torno de 100 milímetros (mm), alertou o Inmet.

A Defesa Civil de Santa Catarina sinalizou também que, até o fim desta quinta-feira (12), há risco dos temporais provocarem descargas elétricas, ventos intensos e queda de granizo em todas as regiões do estado. A previsão é de chuva intensa que começa no extremo oeste, litoral sul e Vale do Itajaí, avançando para as demais regiões durante a tarde e noite desta quarta-feira e persistirá ao longo do feriado de Nossa Senhora Aparecida, nesta quinta-feira.

O órgão pede atenção dos moradores dessas regiões, pois os acumulados de chuva ficarão entre 70 mm e 100 mm por dia e, em alguns pontos, ultrapassarão os 100 mm.

A Defesa Civil do estado informou que permanece mobilizada, devido ao alto risco de ocorrência de deslizamentos de terras, enchentes e enxurradas nos próximos 2 dias.

Para pedir ajuda, os cidadãos devem ligar no número 199, da Defesa Civil; no 193, do Corpo de Bombeiros; ou no 190, da Polícia Militar.

Fonte: Canal RURAL

Comunicar erro

Comentários