BDM Express: NY tem dados de emprego antes do payroll

A primeira notícia do dia vem da China e é positiva: o PMI composto subiu em dezembro para o melhor patamar em sete meses e o PMI de serviços seguiu em território de expansão.

Por Expressão Naviraí em 04/01/2024 às 06:57:24

QR3

A primeira notícia do dia vem da China e é positiva: o PMI composto subiu em dezembro para o melhor patamar em sete meses e o PMI de serviços seguiu em território de expansão. Nos EUA, dois dados de emprego ajudam a preparar o espírito do mercado. A pesquisa ADP (10h15) deve indicar a abertura de 119 mil vagas de trabalho no setor privado em dezembro e o auxílio-desemprego (10h30) tem previsão de estabilidade.

Os números vêm no day after da ata do Fed, que lançou dúvidas sobre a chance de corte do juro em março. O documento limpou parte do otimismo deixado pela coletiva de Powell em dezembro, quando ele admitiu discussão preliminar no Fed sobre um desaperto e acelerou para 90% a aposta de início do ciclo no 1Tri.

Mesmo com a leitura menos dovish da ata, a esperança de que o juro comece a cair em março não morreu e continua majoritária na precificação do CME (70,8%). O cenário mais provável no mercado ainda continua sendo de um ciclo agressivo, de cortes acumulados de 150pb no ano.

A ata indicou que a taxa de juros nos EUA está "no pico ou perto dele" e apontou "progresso claro" na perda de ritmo da inflação, mas cobrou mais evidências para o Fed se convencer de um retorno sustentável à meta de 2%.

Em meio à interpretação mais hawkish da ata, o mercado espera pelo payroll de dezembro de amanhã para fortalecer ou esvaziar as chances de um início mais rápido do ciclo de relaxamento monetário nos EUA.

Hoje, a leitura final de dezembro do PMI/S&P Global de serviços sai nos EUA (11h45), zona do euro (6h), Reino Unido (6h30) e Alemanha (5h55). Perto de resgatar os US$ 80, o petróleo confere os estoques do DoE (13h). Aqui, saem as operações de crédito em novembro (8h30) e dados da Fenabrave de vendas em dezembro (10h30).

CHINA HOJE – O PMI composto avançou de 51,6 em novembro para 52,6 em dezembro, nível mais elevado desde maio, segundo a S&P Global. O PMI de serviços passou de 51,5 para 52,9 no mesmo intervalo de comparação.

JAPÃO HOJE – O PMI industrial medido pela S&P Global recuou de 48,3 em novembro para 47,9 na leitura final de dezembro e continuou abaixo da marca de 50, indicando contração da atividade econômica no país.

GOVERNO X CONGRESSO – O relator da LDO, deputado Danilo Forte, disse à CNN que o Congresso deve negociar com o Planalto uma revisão dos vetos feitos por Lula à lei, antes de agendar uma sessão para derrubá-los. "Vamos marcar uma reunião com o ministro Padilha para tratar disso e avaliar a possibilidade de que eles recuem dos vetos antes de o próprio Congresso derrubar", afirmou.

MP DA REONERAÇÃO – A medida editada pelo governo no final de dezembro exclui do programa de desoneração da folha de pagamentos oito dos 17 setores até então atendidos pelo benefício, informa o Broadcast. Entre os excluídos, estão call center, confecção e vestuário, têxtil, fabricação de veículos, máquinas e equipamentos, projetos de circuitos integrados, tecnologia de comunicação e proteína animal.

Fonte: Canal RURAL

Tags:   Economia
Comunicar erro

Comentários