MP cobra fiscalização do trabalho dos médicos especialistas em Campo Grande

A Prefeitura de Campo Grande deverá comprovar ao MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) que está fiscalizando o regime de trabalho dos médicos especialistas que atendem em locais como o CEM (Centro de Especialidades Médicas) e os CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), por exemplo, e cumprindo acordo relacionado a isso que foi firmado judicialmente.

Por Expressão Naviraí em 17/04/2024 às 13:14:26

A Prefeitura de Campo Grande deverá comprovar ao MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) que está fiscalizando o regime de trabalho dos médicos especialistas que atendem em locais como o CEM (Centro de Especialidades Médicas) e os CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), por exemplo, e cumprindo acordo relacionado a isso que foi firmado judicialmente. Processo administrativo aberto pelo órgão vai acompanhar se foram colocadas em prática mudanças na forma de "medir" o quanto o especialistas trabalham e saber se eles cumpriram seus horários. A prefeitura terá três meses para prestar as informações relacionadas. O acordo prevê que a prefeitura apresente projeto de lei à Câmara de Vereadores para viabilizar a alteração, permitindo que o trabalho dos especialistas concursados e contratados pela prefeitura não seja só medido em horas, mas também avaliados em produtividade. Assim, o número e qualidade das consultas feitas a pacientes do SUS passam a ter peso no regime de trabalho. O médico continuaria sendo cobrado de comprovar que trabalhou 50% da carga horária semanal, entretanto. Outra medida é o registro de ponto eletrônico por todos os médicos especialistas no início do expediente. No acordo, o registro da saída é dispensado. Campanhas educativas nas unidades básicas de saúde e entrega de questionários de avaliação aos pacientes atendidos são outros pontos acordados, que o MPMS quer saber se são realidade. Sindicato e prefeitura - No mesmo processo, o Ministério Público cita o SindMed/MS (Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul) pedindo que dê "esclarecimentos que entender cabíveis em

relação a manifestação desfavorável da Secretaria Municipal de Saúde sobre o pedido de alteração do controle da jornada

de trabalho dos médicos especialistas". A reportagem procurou o presidente da entidade e perguntou sobre essa negativa, mas não teve retorno até a publicação desta matéria. A prefeitura também foi questionada sobre estar ou não cumprindo o que o acordo prevê, mas a assessoria de imprensa ainda não respondeu. O espaço segue aberto. Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais .

Fonte: CGNEWS

Comunicar erro

Comentários