O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou para São Paulo, na tarde desta quinta-feira (20), onde passará por exames de saúde. Não há previsão de internação. O check-up médico já estava previsto e não têm relação com o acidente doméstico que Lula sofreu no ano passado. Um boletim médico deve ser divulgado no final do dia.![]()
![]()
No dia 19 de outubro de 2024, Lula sofreu uma queda no banheiro da residência oficial, bateu com a cabeça e precisou levar cinco pontos na região da nuca. Durante as semanas que se seguiram, ele fez diversos exames de imagem que mostraram uma pequena hemorragia intracraniana e ficou sob monitoramento.
Até que, em 9 de dezembro, o presidente sentiu dores de cabeça e, depois de exames feitos no Sírio-Libanês, em Brasília, foi transferido para São Paulo, onde se submeteu a uma cirurgia de emergência, chamada trepanação, para drenar o hematoma.
Ele também passou por um procedimento endovascular – embolização da artéria meníngea média – para reduzir o risco de formação de novo sangramento na região entre o osso do crânio e o cérebro.
Em 15 de dezembro, Lula teve alta hospitalar e no dia 19 do mesmo mês retornou a Brasília, com viagens e exercícios físicos restringidos. Em 27 de janeiro deste ano, o presidente passou por novos exames de imagem da cabeça e foi liberado plenamente para exercer sua rotina habitual de vida, incluindo as viagens e atividades físicas.
Agenda
Amanhã (21) pela manhã, o presidente Lula segue para o Rio de Janeiro, onde fará anúncios para o setor portuário.
No sábado, também no Rio, está prevista a participação de Lula no evento de 45 anos do Partido dos Trabalhadores (PT).


