Relator da LDO de 2024 diz que fala de Lula sobre não zerar o déficit causa 'constrangimento' a Haddad

Deputado Danilo Fortes (União-CE) criticou declaração de Lula de que dificilmente o governo vai conseguir estancar o rombo das contas públicas em 2024.

Por Expressão Naviraí em 27/10/2023 às 17:41:26

Foto: Reprodução internet

Deputado Danilo Fortes (União-CE) criticou declaração de Lula de que dificilmente o governo vai conseguir estancar o rombo das contas públicas em 2024. Fala também repercutiu mal no mercado financeiro. O relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, deputado Danilo Fortes ( União-CE), afirmou nesta sexta-feira (27) que a fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre não zerar o déficit fiscal no ano que vem causa "constrangimento" ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Zerar o déficit fiscal em 2024 é uma meta anunciada pelo governo desde o início do mandato, em janeiro de 2023. Mas a equipe econômica vem encontrando dificuldades em alcançar as receitas de que precisa para equilibrar as contas. O corte de gastos, que, de acordo com economistas, poderia ser uma alternativa, não é considerado pelo governo.

Lula tomou um café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto mais cedo. Entre outros temas, ele falou sobre o Orçamento de 2024.

"Eu sei da disposição do Haddad, sei da vontade do Haddad, sei da minha disposição. Já dizer para vocês que nós dificilmente chegaremos à meta zero", afirmou Lula.

O presidente destacou que não deseja abrir o ano de 2024 com cortes em investimentos, a exemplo de obras de infraestrutura.

A fala repercutiu mal no mercado financeiro e também em setores do Congresso.

"As declarações do presidente Lula sobre o abandono da meta fiscal causam constrangimento ao ministro Fernando Haddad, que tem lutado muito para o atingimento do déficit zero a partir da aprovação da agenda econômica", afirmou Fortes.

O relator da LDO também afirmou que a fala é decepcionante para a equipe econômica.

"Trata-se de uma fala brochante para a pauta econômica, que sofre resistências no Legislativo. Até porque o próprio atraso na votação da LDO ocorreu para dar a oportunidade para o governo federal realizar o convencimento acerca das propostas da equipe econômica", argumentou o deputado.

Valores em jogo

O governo federal enviou ao Congresso Nacional a proposta de orçamento para o ano de 2024 com a estimativa de um déficit zero. O objetivo, contudo, depende de medidas para aumentar a arrecadação, de até R$ 168 bilhões.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu ao longo do ano esforços para bater a meta das contas públicas em 2024. Lula reconheceu o esforço, mas afirmou que o mercado "muitas vezes" é "ganancioso" no assunto.

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários