BDM Express: Expectativa de solução para Petrobras abre a semana

Os mercados têm um leão por dia para matar nesta semana, com reunião do BCE (5ªF), inflação na China e nos EUA (4ªF) e a estreia da temporada de balanços nos EUA (6ªF).

Por Expressão Naviraí em 08/04/2024 às 07:20:22


Os mercados têm um leão por dia para matar nesta semana, com reunião do BCE (5ªF), inflação na China e nos EUA (4ªF) e a estreia da temporada de balanços nos EUA (6ªF). Especialmente o CPI americano de março testa a reviravolta das apostas em corte do juro, que passou de junho para julho, após o payroll forte. A virada hawkish pode provocar reprecificação de ativos e influenciar na dosagem de queda da Selic.

Além disso, o IPCA de março (4ªF) é aguardado com expectativa na agenda doméstica, com o foco na inflação de serviços. Saem ainda no Brasil as vendas no varejo (5ªF) e o volume de serviços em fevereiro (6ªF), fora o embate na Petrobras e uma definição sobre a distribuição dos dividendos extraordinários.

Lula chegou a marcar uma reunião no Alvorada no domingo à noite, mas o encontro não aconteceu. No terreno das especulações, continuaram rolando versões na mídia sobre o futuro de Prates durante o final de semana. Na Folha, ele teria dito a interlocutores que não estaria disposto a entregar o cargo. No Globo, Lula teria negado já ter convidado Aloisio Mercadante para assumir a vaga na empresa.

Na 6ªF, Prates faltou à reunião extraordinária do conselho de administração para discutir a distribuição de dividendos extraordinários. O mercado segue na expectativa da liberação desse pagamento em Fazenda, a torcida é por um desfecho rápido, que permitiria o acerto das contas no Relatório de Receitas e Despesas de maio.

META FISCAL – Segundo o Valor, o governo pretende decidir no início desta semana o alvo fiscal para o ano que vem no Projeto da LDO de 2025, que deve ser enviado ao Congresso até o dia 15. Atualmente, a meta em 2025 é de 0,5% do PIB. Para 2024, o déficit zero continua mantido.

AGENDA POSITIVA – Lula e Haddad lançam nos próximos dias novas linhas de crédito para micro e pequenas empresas, além de medidas para destravar o setor imobiliário, com a criação de um mercado secundário de títulos.

GREVES NO FUNCIONALISMO – Na tentativa de conter a escalada das paralisações às vésperas do Dia do Trabalho (1º de maio), o governo vai convocar nesta semana uma reunião extraordinária da mesa de negociação salarial. A previsão é de que o encontro ocorra na 4ªF ou 5ªF.

CAUSANDO – O fim de semana foi movimentado por ataques de Elon Musk em sua rede social a Alexandre de Moraes. Musk ameaçou descumprir decisões judiciais. Moraes incluiu Musk como investigado no inquérito das milícias e abriu novo inquérito para apurar obstrução à Justiça e incitação ao crime.

MAIS AGENDA – Saem as primeiras prévias da inflação de abril do IPC-S (hoje, às 8h) e do IPC-Fipe (amanhã). Lá fora, nos EUA, sai na 5ªF a inflação ao produtor americano. Hoje à noite (20h), fala em evento o Fed boy Neel Kashkari.

A safra dos resultados corporativos será aberta na 6ªF por JPMorgan, Wells Fargo e Citi. Os BCs do Canadá (4ªF) e do Peru (5ªF) divulgam as suas decisões de política monetária esta semana. Na China, CPI e PPI de março serão conhecidos na noite de 4ªF e a balança comercial, na madrugada de 6ªF.

Conheça todos os produtos do Bom Dia Mercado.

Fonte: Canal RURAL

Tags:   Economia
Comunicar erro

Comentários