Desembargador devolve mandato a presidente do Conselho de Administração da Petrobras

.

Por Expressão Naviraí em 16/04/2024 às 21:11:18

Pietro Mendes havia sido afastado por decisão judicial na última semana. Presidente do conselho volta ao cargo a tempo de participar de discussão sobre dividendos. O desembargador federal Marcelo Saraiva decidiu nesta terça-feira (16) devolver o cargo de presidente do Conselho de Administração da Petrobras a Pietro Mendes – que havia sido afastado por decisão judicial na última semana.

Pietro Mendes, em Comissão Mista no Senado, em 2018.

Geraldo Magela/Agência Senado

A 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região ainda precisa discutir o assunto para que a decisão seja definitiva.

Para o desembargador, não há conflito de interesses na indicação de Mendes ao cargo e na suspensão dele do cargo "revela-se evidente o perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo, caso não concedido o efeito suspensivo".

A decisão chega a tempo de Pietro comandar a próxima reunião do Conselho de Administração da Petrobras, na próxima sexta-feira (19). Segundo apurou o g1, na ocasião, os conselheiros devem debater a distribuição de dividendos extraordinários aos acionistas.

Decisões suspensas

Na terça-feira (15), o desembargador também suspendeu outra decisão do juiz federal que afastou o conselheiro Sergio Rezende do cargo. Ambos, Mendes e Rezende, são representantes da União – que havia perdido poder de voto com os afastamentos.

Na última semana, o juiz federal Paulo Cezar Neves afastou Pietro do cargo, em ação movida pelo deputado estadual Leonardo Siqueira Lima (Novo-SP).

O juiz entendeu que havia conflito de interesses no fato de Pietro ocupar o cargo no conselho e, ao mesmo tempo, comandar a Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia – pasta à qual a Petrobras está vinculada.

Além disso, a decisão também avaliou que a indicação do governo teria contrariado o estatuto da Petrobras, uma vez que o nome não foi escolhido entre candidatos de uma lista tríplice, elaborada por uma empresa independente.

Gerson Camarotti: 'Presidente sabe que agora precisa pacificar a Petrobras'

Na sexta-feira (12), a União recorreu da decisão, pedindo a recondução de Pietro Mendes ao cargo de presidente do Conselho de Administração da estatal.

No documento, o advogado da União afirma que não há conflito de interesses, uma vez que "a atuação da Petrobras contempla a tutela de interesses públicos e a função ocupada pelo indicado [...] é igualmente de ordem pública".

Leia também:

Distribuição de dividendos pela Petrobras não gera problemas para investimentos da estatal, diz Haddad

Governo cria grupo de trabalho para monitorar preço do petróleo diante de conflito no Oriente Médio

Entenda o processo

A suspensão dos mandatos do Conselho da Petrobras têm como base ações protocoladas contra a primeira composição do Conselho de Administração da Petrobras sob o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que questionam eventual conflito de interesses dos integrantes do colegiado.

O conselho é o órgão responsável pelas decisões estratégicas da Petrobras, sendo composto por:

seis representantes da União;

quatro representantes dos acionistas minoritários, ou seja, investidores privados;

uma representante dos petroleiros, eleita por eles.

A Petrobras segue um processo interno de verificação dos currículos indicados, que passa por análise da área técnica, parecer do Comitê de Elegibilidade e do Comitê de Pessoas.

Esse parecer é opinativo, cabendo ao Conselho de Administração vigente a decisão sobre levar um parecer favorável ou não aos nomes indicados para apreciação da Assembleia de Acionistas.

Petrobras

Jornal Nacional/Reprodução

Contudo, como a União tem 36,6% de participação na Petrobras, seu poder de voto na Assembleia é suficiente para eleger os indicados, mesmo com pareceres contrários pela governança da estatal.

Foi o que aconteceu em 2023. Naquela ocasião, o Conselho de Administração da Petrobras era composto por integrantes do governo passado, do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e representantes dos minoritários.

Tanto os comitês quanto o colegiado deram pareceres contrários a algumas indicações da União, entre elas a de Pietro Mendes.

Contudo, o Ministério de Minas e Energia havia elaborado um parecer jurídico que viabilizou a eleição. Além disso, uma decisão do então ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski sobre vedações para indicações na Lei das Estatais também abriu caminho para a eleição.

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários