Com o objetivo ampliar a gestão estratégica no ambiente da administração municipal, a Gerência do Núcleo de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Naviraí realizou, nesta terça-feira (04-02), uma reunião de trabalho com a participação da Gerência de Assistência Social (GEAS), Gerência Municipal de Saúde (GMS), Coordenação de Políticas Públicas para as Mulheres, e representantes femininas do Poder Legislativo.
O gerente da Vigilância em Saúde, veterinário Manoel Messias de Assis, justifica a importância de se aplicar a intersetorialidade como instrumento para construção de um trabalho sob a perspectiva horizontal, geração de novas perspectivas teóricas e, ao mesmo tempo, a articulação de saberes e experiências. “A junção das ideias e metas deste conjunto de pessoas, sobretudo, com o olhar feminino, com certeza, contribuirá para mais assertividade nas ações, refletindo positivamente nos benefícios a serem proporcionados à população”, argumentou.
Dr. Manoel Messias acrescentou em sua fala que a Vigilância em Saúde tem a responsabilidade em gerir a Vigilância Sanitária, a Vigilância Epidemiológica, a Saúde do Trabalhador e a Vigilância Ambiental. “Neste contexto, a Vigilância em Saúde se destaca, pois, atua diretamente na prevenção e proteção da saúde da população naviraiense, desafogando outros serviços públicos de saúde que poderiam ocorrer caso não atuássemos nas prevenções”.
A gerente de Assistência Social, vice-prefeita Telma de Oliveira Minari; a gerente municipal de Saúde, Ângela Cristina Rodrigues da Cunha Castro Lopes, e a 1ª Dama do Município, Naiza Capuci Sacuno, participaram da reunião. Cada uma das autoridades consideraram o encontro bastante oportuno, para dirimir e relatar alçadas e responsabilidades de cada setor, afim de garantir celeridade nos encaminhamentos e serviços oferecidos à comunidade, reiterando a responsabilidade assumida junto à “Gestão Compromisso com o Futuro”.
As vereadoras, Salia Regina de Souza Nonato (Sara do Castelão) e Giovana Silvério participaram da reunião. As vereadoras Patrícia Capuci e Rosângela Sofa enviaram suas assessoras. “Foi uma reunião de muita importância, porque além de esclarecimentos das ações da Vigilância em Saúde, foi possível fortalecermos os vínculos das lideranças femininas visando às ações da Saúde Pública e, em especial, à Saúde da Mulher”, afirmou a 1ª Dama, coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher, Naiza Capuci Sacuno.